terça-feira, 25 de agosto de 2009

Collect de textos já enviados por e-mail

1- Xôôô, Gripes, Resfriados, Sinusites, Pneumonias

Em tempos de Gripes e muita Umidade... podemos usar a "farmácia caseira" para ajudar. Uma xícara de chá medicinal pode promover uma melhora nos sintomas muito depressa. Consumir chás é o mesmo que permitir que a Natureza nos ajude a encontrar nosso equilíbrio de forma elegante e agradável. Segue abaixo dois chás medicinais para ajudara potencializar nosso sistema imunológico.

Assa-peixe (Eupatorium Polyanthes, Vernonia sp.)

Gripes, resfriados, bronquite e além de todos os problemas respiratórios incluindo pneumonia. Chá em infusão, 1 colher de sopa da folha seca ou 1 a 3 folhas frescas para cada 1 litro de água fervente, em bule de louça dou esmalte. Aguardar por 15 minutos.Tomar morno ou quente, 3 vezes ao dia.

Tanchagem (Plantago lanceolata, P. major)

A Tanchagem trata o sistema respiratório e digestivo. É um excelente chá contra o acúmulo de muco que fica retido no corpo gerando distúrbios no sistema imunológico e digestivo. Seja qual for a natureza dos distúrbios respiratórios, a responsabilidade é sempre das funções do pulmão e do intestino.

Dessa forma a tanchagem beneficia o sistema imunológico,atua como antiespasmódica, antiinflamatório, antiinfecciosa,equilibra os sistemas: hormonal, digestivo e renal. Podemos falar que a tanchagem é uma grande protetora do corpo,pois trata bronquites, amigdalites, faringites, traqueítes, gripes, tosses, resfriados e excesso de muco.

A tanchagem é uma ótima para os fumantes pois tem uma excelenteação desintoxicante das vias respiratórias. Pode ajudar a parar a fumar, pois fortelece as vias respiratórias contra a toxidade gerada pelos componentes do cigarro.

Chá em infusão
1 colher de sopa da folha seca ou 1 a 3 folhas frescas para cada 1 litro de água fervente, em bule de louça dou esmalte. Aguardar por 15 minutos.Tomar morno ou quente, 3 vezes ao dia.

Gargarejos: preparar a infusão com 2 colheres de sopa das folhas frescas em 1 xícara de água fervente. Coar, amornar e gargareja 3 vezes por dia.

2- Sinusite

Sinusite significa a inflamação dos Sinus (cavidades nasais). A Sinusite está diretamente ligada ao Sistema de Defesas, na verdade, está relacionada ao emocional da pessoa que ficou doente. Se apenas tratamos dos sintomas e não do interior (tristezas, medos, irritabilidades, traumas, quantidades de horas dormidas, quais alimentos comemos...) estaremos criando condições perfeitas para uma Sinusite Crônica.

Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento da sua Sinusite: stress, tristeza, depressão, insegurança, poucas horas de sono, friagem, vento, alimentos muito quentes (feitos na brasa) ou temperados no calor, bebida alcoólica, bebidas geladas, excesso de doces, leite, queijos, laticínios, pães, biscoitos, bolos...

Os principais sintomas da Sinusite são: secreção nasal amarela, dor de cabeça frontal, dor facial, sensação de atordoamento e peso na cabeça. Pode ocorrer sensibilidade marcante sobre os seios maxilar ou frontal.Todos os sinais citados acima criam condições para o aparecimento do muco no organismo perpetuando a Sinusite. Se o tratamento não for bem feito, a próxima gripe ou resfriado encontrará os seios paranasais já inflamados, propiciando uma nova infecção. Assim, as infecções repetidas irão gerar uma Sinusite Crônica.

Tratamentos

Os tratamentos consistem principalmente em potencializar o sistema imunológico e a energia do Pulmão, orientando também as condutas alimentares.
Tratamentos energéticos como: Acupuntura, Auriculoterapia e Shiatsu permitirão ao paciente recobrar o equilíbrio das funções respiratória e sistêmica.

É importante frisar que o tratamento prioriza atingir as causas do desenvolvimento da patologia, sendo assim, será necessário descobrir e tratar quais vetores energéticos, emocionais, climáticos e/ou genéticos propiciaram esse desequilíbrio na saúde do paciente.

3- Observe as ondas do oceano

"Quanto mais alto a onda sobe, mais fundo é o sulco que a segue. Em um momento, você é a onda, no outro, você é o sulco que se forma atrás. Aproveite ambos, não fique apegado apenas a um deles. Não diga: "Eu gostaria de estar sempre no auge!" Isso não é possível. Encare simplesmente o fato: não é possível. Isso nunca aconteceu, e nunca irá acontecer. É simplesmente impossível, não faz parte da natureza das coisas.

Então, o que se pode fazer?
Desfrute o pico enquanto ele durar, e depois desfrute o vale, quando ele vier. O que há de errado com o vale? O que há de mal em estar em baixa? É um relaxamento. O pico é uma excitação e ninguém pode viver o tempo todo em estado de excitação."

Osho

4- Esse chá foi ensinado no Globo Repórter de 27/02/09.

Atletas de alta performance testaram a bebida e diminuíram o uso de antiinflamatórios.Segue o link:
http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1021351-16619,00-CHA+ALIVIA+DORES+MUSCULARES+E+DA+ENERGIA+A+ATLETAS.html

Aí, vai a receita do chá:

• Mostarda em pó

• Canela em pó

• Erva doce

Não precisa ferver a água (medida de uma xícara). É só esperar criar as bolinhas. Adicione uma colher de café de cada ingrediente. Deixe em infusão por uns 5 minutos. Passe num coador para beber. A receita original tinha grãos de mostarda e canela em pau. Mas, com essa adaptação, também funciona. Outra flexibilidade é usar o chá de erva doce em saquinho mesmo, que vende em qualquer supermercado.

5- Movimentando a Vida

Olá! Estava lendo um artigo que comentava a dificuldade que temos em envelhecer, pois nosso corpo vai perdendo a forma, fica sem curvas, aparecem as rugas e consequentemente nossa imagem fica fora dos padrões da juventude.

Daí, pensei em relacionar algumas dicas que talvez seja interessantes de começar a praticar, se não todas mas algumas.

Existem alguns movimentos energéticos que podem ajudar nesse envelhecimento.

Com certeza o mais importante é ter a Perseverança na dose certa para manter algumas ações em Saúde.

Por quê Movimentos? Sem movimento não se chega em lugar algum, muito menos a ter o quantum de energia necessária para se curtir a fase dos "ENTA"...

QUARENTA, CINQUENTA...

Segue abaixo alguns movimentos:

1- Exercícios Energéticos - Não basta Corrida, Natação, Aeróbica, Musculação... precisamos também de exercícios que poucas pessoas fazem, são aqueles que trabalham a ENERGIA destenovo ser humano que está se construindo;Exemplo: Yoga, Tai Chi Chuan e em especial o Chi Kung -
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chi_Kung
2- Alimentação energética

Vide todos os livros da autora brasileira Sônia Hirsch - que tem muito, mas muito mesmo de Medicina Tradicional Chinesa;

Criar o hábito de tomar chá: assim poderemos limpar melhor nossas toxinas físicas e emocionais que ficam grudadas nas paredes do nosso tubo digestório;

3- Trabalhar seu lado emocional através dos Florais de Bach que trabalham a virtude oposta a patologia que foi desenvolvida pelo paciente, vide o fantástico livro: A Terapia Floral - Escritos Selecionados de Edward Bach... Se der no orçamento um bom Psicoterapeuta também ajuda a amplificar a percepção gerada pelos florais;

4- Deixar de lado, pelo menos um pouco, o EFEITO COMBOIO OU MANADA que a nossa sociedade Capitalista e Escravocrata nos impõe. Quem sabe se buscarmos nossa FELICIDADE pessoal através dos nossos próprios erros e acertos a nossa vida não toma rumos mais prazerosos!

Sei que é muita coisa, mas os movimentos sugeridos acabam sendo um bom "start" para uma colheita futura.

Digo e repito: movimentos, movimentos... se a pessoa que tem uma pedra no sapato não se mover para tirá-la, a pedrinha irá com certeza criar uma grande ferida. Se o movimento de aprendizado for imediato, essa pedrinha será retirada e nossos sentimentos mais aterradores terão perdido a força e pararão de nos incomodar.

6- Ditado Oriental

“Ao nascer, o Homem é suave e flexível;Na sua morte, é duro e rígido.Plantas verdes são tenras e úmidas;Na sua morte, são murchas e secas.Um arco rígido não vence o combate.Uma árvore que não se curva, quebra.O duro e o rígido tombarão.O suave e o flexível sobreviverão” Tao Te KingVerso 76

7- Vigiando seus pensamentos

Desde pequeno eu sempre tentei encontrar, como qualquer pessoa,os caminhos mais diretos para percorrer a Vida. Graças a Deus, encontrei muitos caminhos, mas o texto abaixo com certeza é um deles!

“Vigie seus pensamentos, pois eles se tronarão suas palavras;
Vigie suas palavras pois elas se tornarão seus atos;
Vigie seus atos pois eles se tornarão seus hábitos;
Vigie seus hábitos pois eles formarão seu caráter;
Vigie seu caráter pois ele será seu destino”

Autor Desconhecido

8- Viver como as flores

" Mestre, como faço para não me aborrecer?

Algumas pessoas falam demais,outras são ignorantes.
Algumas são indiferentes. Sinto ódio das que são mentirosas. Sofro com as que caluniam. Pois viva como as flores, advertiu o mestre.
Como é viver como as flores? Perguntou o discípulo.
Repare nestas flores,continuou o mestre,apontando as flores que cresciam no jardim. Ela nascem no esterco, entretanto,são puras e perfumadas.Extraem do adubo malcheiroso tudoque lhes é útil e saudável,mas não permitem que o azedume da terramanche o frescor de suas pétalas.É justo angustiar-se com as próprias culpas,mas não é sábio permitir que os víciosdos outros o importunem.
Os defeitos deles são deles e não seus.Se não são seus, não há razãopara aborrecimento.
Exercite, pois, a virtude de rejeitar todoo mal que vem de fora.Isso é viver como as flores."

( Mestre Yogananda)

9- O Convite do Sonhador da Montanha

Não me interessa o que você faz para ganhar a vida. Quero saber o que você deseja ardentemente, se ousa sonhar em atender aquilo pelo qual seu coração anseia.

Não me interessa saber a sua idade. Quero saber se você se arriscará a parecer um tolo por amor, por sonhos, pela aventura de estar vivo.

Não me interessa saber que planetas estão em quadratura com a sua lua. Quero saber se tocou o âmago de sua dor, se as traições da vida o abriram ou se você se tornou murcho e fechado por medo de mais dor!

Quero saber se pode suportar a dor, minha ou sua, sem procurar escondê-la, reprimi-la ou narcotizá-la.

Quero saber se você pode aceitar alegria, minha ou sua; se pode dançar com abandono e deixar que o êxtase o domine até a ponta dos dedos das mãos ou dos pés, sem nos dizer para termos cautela, sermos realistas, ou nos lembrarmos das limitações de sermos humanos.

Não me interessa se a história que me conta é a verdade.

Quero saber se consegue desapontar outra pessoa para ser autêntico consigo mesmo, se pode suportar a acusação de traição e não trair a sua alma.

Quero saber se você pode ver beleza mesmo que ela não seja tão bonita todos os dias, e se pode buscar a origem de sua vida na presença de Deus.

Quero saber se você pode viver com o fracasso, seu e meu, e ainda, à margem de um lago, gritar para a lua prateada: 'Posso!' Não me interessa onde você mora ou quanto dinheiro tem.

Quero saber se pode levantar-se após uma noite de sofrimento e desespero, cansado, ferido até os ossos, e fazer o que tem de ser feito pelos filhos. Não me interessa saber quem você é e como veio parar até aqui.

Quero saber se você ficará comigo no centro do incêndio e não se acovardará.

Não me interessa saber onde, o quê, ou com quem você estudou. Quero saber o que o sustenta a partir de dentro, quando tudo o mais desmorona.

Quero saber se consegue ficar sozinho consigo mesmo e se, realmente, gosta da companhia que tem nos momentos vazios.

(Oriah mountain dreamer - the invitation)

10- TPM (Tensão Pré Menstrual)

A sigla TPM tem sintomas duram da ovulação até a menstruação, podendo ter seus sintomas agravados por hábitos alimentares, stress, drogas.

Existem 4 grupos que sofrem mais:

1- Quem sofre de stress diário;

2- As mulheres que são jovens a mais tempo (idosas);

3- Aquelas que engordam e emagrecem feito um ioiô;

4- As que tem o intestino preso.

Os principais sintomas da menstruação podem ser: mau humor, ansiedade, nervosismo, irritabilidade, lentidão mental, insônia, depressão, cólicas, dores de cabeça, aumento de peso, inchaço, edema e dores nas mamas, crises de choro, falta de concentração, apetite voraz, compulsão por açúcar, muito cansaço, palpitações, hipoglicemia, enjôo, vômitos, dor nas costas ou lombalgia.

Fazer uma dieta equilibrada é a ação mais indicada para minimizar os efeitos que a fecundação que não vingou poderia provocar. A dieta a seguir devem ser dosada por um(a) Nutricionista, mas com certeza sua alimentação precisará ser rica em cereais integrais, feijões, vegetais e frutas.

Importante: chocolate e magnésio são interligados; a mulher que estiver com uma ânsia incontrolável por chocolate pode estar mostrando deficiência de magnésio. O cacau é relativamente rico em magnésio, mas não a ponto de servir como remédio.

Se o consumo for feito de forma desregrada, os sintomas desagradáveis nas próximas menstruações serão acumulativos.

O consumo de açúcar faz desperdiçar cálcio, magnésio e vitamina B no processo metabólico. Açúcar em excesso produz hipoglicemia e conseqüentemente ansiedade, depressão além do desejo de mais açúcar.

Deve-se evitar: álcool, sal e cafeína.Reduzir manteiga, margarina e as carnes, principalmente a bovina, pois aumenta as chances da energia ficar estagnada no fígado, o que certamente irá amplificar as cólicas e os acessos de fúria.Exercícios são muito importantes, pois oxigenarão o sangue e o cérebro, melhorando o metabolismo e ajudando a perder alguns quilos extras.

Os chás são funcionam como protetores hepáticos, devem ser três vezes ao dia. Os mais indicados são: dente-de-leão, boldo, carqueja e artemísia.