terça-feira, 25 de agosto de 2009

Terapias Sanjiao

TERAPIAS SANJIAO

Acupuntura
Recurso terapêutico da Medicina Oriental, reconhecido pela OMS, que consiste em identificar as desarmonias energéticas e tratá-las através de estímulos, com agulhas muito finas, em pontos específicos do corpo.
A saúde é restabelecida utilizando a energia do próprio paciente, harmonizando o Yin e o Yang.

Shiatsu
Shi = dedo e atsu = pressão. É uma terapia corporal que se caracteriza pela aplicação de pressão em determinados pontos e áreas do corpo do paciente, promovendo o alívio da tensão naquela região.

Através do Kihon o terapeuta percorre todos os meridianos corpóreo (linhas energéticas), desbloqueando as áreas obstruídas e tonificando as áreas com pouca energia.

Shiatsu Express
O Shiatsu Express, na cadeira, é um modo prático de tratamento. Ele pode ser aplicado em várias condições e ambientes. Só é necessária a retirada do calçado. Seus efeitos são imediatos, aliviando o stress diário e auxiliando no restabelecimento da saúde.

Ideal para atendimentos nas empresas, afim de ampliar a qualidade de vida do funcionário, aumentando assim a produtividade.


Auriculoterapia
Terapia reflexa que promove estímulos auriculares através da fixação temporária de pequenas esferas ou sementes na orelha do paciente.
A Auriculoterapia também é conhecida como Acupuntura Auricular, podendo ser utilizada também com agulhas específicas.

Principais indicações
As terapias orientais trabalham o reequilíbrio, acalmam a mente e as emoções. Dessa forma é possível tratar uma lista muito grande de patologias.

Dores músculo-esqueléticas
Dores: costas, pescoço, coluna, ciático, punhos, joelhos, bursites, artrites, tendinites e fibromialgias.

Doenças neurológicas
Dores de cabeça, Enxaqueca, AVC, Parkinson e Alzheimer.

Outras patologias
Stress, gastrite, fadiga, depressão, ansiedade, tristeza, medo, irritabilidade, tensão muscular, TPM, cólicas menstruais, insônia, alergias, rinite, bronquite, sinusite e enfisema pulmonar.

Terapias Florais
Baseada nos Florais de Bach
A Terapia Floral ativa no indivíduo os processos de expansão e transformação da consciência, fortalecendo o emocional e promovendo saúde. Esta terapia é capaz de despertar nossos talentos, virtudes e potenciais latentes.

Dessa forma é possível restaurar a paz, harmonia e equilíbrio do ser.

Esta terapêutica é fundamentada no trabalho de Dr. Edward Bach, médico inglês, que por volta de 1930, buscando encontrar a raiz do sofrimento humano e as verdadeiras causas dos desequilíbrios físicos e psíquicos, observou que estes não se davam ao acaso e nem mesmo eram fruto de agentes patogênicos, como bactérias ou microorganismos.

Percebeu que o que determina tais doenças, muitas vezes, são as tendências emocionais desequilibradas no Ser. Assim sendo, sua visão filosófica entende o tratamento da pessoa e não da doença – da causa ao invés do efeito – do todo e não das partes.

Esta terapia visa ampliar a capacidade de consciência do indivíduo, ampliando suas percepções, seus pensamentos e atitudes. A partir desse aprendizado a mente e seus pensamentos voltam a se aproximar da alma.

Eu gosto de imaginar os florais como companheiros na jornada da vida, pois eles estão sempre próximos nos momentos mais difíceis, auxiliando-nos a manter o equilíbrio da ansiedade, dos medos, da irritabilidade...

Assim as patologias vão sedendo ao novo indivíduo que passou reencontrar seus pontos de equilíbrio. Dessa forma, as antigas "dores" vão desaparecendo através da reforma interior. Pensar e agir de outra maneira faz-se necessário, sempre!