domingo, 6 de setembro de 2009

10 dicas para manter seu peso

1- Sair da faixa de sedentarismo

Sem atividade física o organismo normalmente fica sem a capacidade de produzir a energia necessária para queimar as calorias. Sendo assim, só nos resta praticar alguma atividade física de forma permanente e prazeirosa.

2- Praticar musculação

Trabalhar nossos músculos também é uma forma de acelerar nossa taxa metabólica; produzindo assim mais energia para as queimas das calorias. Quanto mais trabalho muscular, mais qualidade de vida e energia teremos.

3- Investir nas fibras

Não é a toa que os nutricionistas recomendam fibras para ajudar a emagrecer. As fibras exigem do nosso organismo um gasto energético bem maior para serem digeridas. Dessa forma, o nosso metabolismo aumenta e mantemos o peso.

4- Consumir carboidratos regularmente

O carboidrato é um dos principais responsáveis pelo fornecimento de energia ao corpo, sem ele nosso metabolismo ficaria reduzido e nossa disposição também!

Basta não exagerar!

5- Não cortar proteínas e gorduras da dieta

Sem as gorduras e as proteínas perdemos a capacidade de perceber se estamos satisfeitos após uma refeição. Essa dupla é responsável por regular as nossas taxas de glicose no sangue. Cortá-las do cardápio diário é quase a mesma coisa que ter a certeza de mais alguns kilos na balança.

6- Fazer refeições menores e mais frequentes

Comer de 3 em 3 horas é o mesmo que ter o metabolismo funcionando nas taxas ideais. Sem essa frequência o organismo acaba fazendo algumas reservas calóricas que se transformarão em gorduras corporais.

7- Comer sempre nos mesmos horários

Sem uma "pontualidade" para fazer as refeições, acabamos desacelerando o nosso metabolismo. Ou seja... voltamos aos ciclos de gorduras acumuladas.

8- Dormir bem

Nossos orgãos são nutridos no periodo entre as 18h e as 6h. Se não temos uma boa qualidade de sono essa nutrição fica fraca e sem energia somos incapazes de metabolizar os carboidratos. Mais uma vez estaremos lentificando nosso metabolismo.

9- Beber água

A água é fundamental para manter um melhor aproveitamento dos carboidratos, gordura e proteínas. Eles são o combustível do metabolismo.

10- Ser feliz

Saia dos modelos de beleza impostos pela nossa sociedade capitalista. Aceite e crie seu próprios padrões estéticos e de saúde, associados ao seu biotipo. Busque sua felicidade... sempre.